segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Do que realmente precisamos?


Razão[do latim ???????]-1.Pensar algo totalmente sem lógica e para confirmar o valor da "conclusão"dizer que demorou dias para compreender aquilo, mas graças a Deus foi iluminado , descobriu a razão das coisas,e se sente na obrigação de ensinar aos seres menos "iluminados" -2.Alguma idéia que provém de alguma autoridade,seja ela familiar,política,filosófica,artística,religiosa,pode ser até um músico sem talento ou artista de televisão,enfim,se fulano falou é verdade, essa é a mais non-sense,mas podemos ouvir outras tão ruins quanto esta, como:"ah,ele é tão bonito,não ia mentir assim... "-2.1.Quando seu pai diz para você "NÃO" em resposta do fatídico "POR QUE NÃO?" -2,2Quando alguém afirma que :"Ele já é idoso,trabalhou muito nessa vida,viveu muito,tem EXPERIÊNCIA" -3. Definição estranha,nem parece ser científica,de um tal de latim,o que será isso?do latim ratione-3.1. Faculdade que tem o ser humano de avaliar, julgar, ponderar idéias; raciocínio, juízo 3.2. Faculdade que tem o homem de estabelecer relações lógicas, de conhecer, de compreender, de raciocinar; inteligência. 3.3. A lei moral; o direito natural; a justiça. 3.4. Sistema de princípios "a priore", cuja verdade não depende da experiência..

Razão, essa faculdade humana,que está presente em todas as almas,mas não é usada,único metodo pelo qual é possível se tornar único ,método utilizado para compreender tudo e o que vive em tudo,às vezes utilizada para compreender o nada,que também faz parte do todo...

Infelizmente cada vez mais a razão vem diminuindo,as pesssoas querem ser mais"práticas,não têem tempo para ficar pensando nessas "besteiras", afinal "Pensar na razão de algo já me rendeu dinheiro,já pagou minhas contas,minha comida?Não!"(Infelizmente a maioria pensa assim,que se algo não rende dinheiro não é bom),além disso há várias maneiras de ganhar dinheiro com a razão,mas não é sobre a relação entre o dinheiro e a razão que fiz este escrito.Tudo que as pessoas "modernas" buscam é o que acham que irá trazer-lhes felicidade,e acham que felicidade=dinheiro, e é nesse ponto que consiste a infelicidade da maioria da sociedade moderna,porque cada dia mais o dinheiro se torna mais escasso,devido vivermos em um mundo tecnológico e consumista,onde a cada dia que passa tudo se torna mais caro e novos paramentos tecnológicos são criados ou aperfeiçoados, mas não pense que meu intuito é criticar o dinheiro,porque seria irracional criticar o dinheiro em um mundo capitalista,e também não estou aqui para criticar a tecnologia, que aliás é muito útil para todos nós(se não fosse ela, teria que publicar minhas idéias em um jornal,um livro,ou até em couro ou pedras).imagine se acordássemos e não tivéssemos mais energia?

Outro grande mal,este vem de milhares de anos atrás, é a tal da tradição,também chamada de cultura,e é "A TRADIÇÃO É A CULTURA DOS SEM CULTURA.",é a ideologia dos que não pensam,das pessoas que não têem centelha de inspiração,que apenas vegetam ,não falo de pensadores,falo de pessoas que só pensam em si,que estão preocupadas em apenas ganhar dinheiro,que quando fazem alguma caridade ou ajudam alguém,é simplesmente para parecerem boas aos olhos de outrem ou para obterm algo que não podem comprar com o DINHEIRO.A busca pelo dinheiro se tornou tão constante e IRRACIONAL que há pessoas que quando não estão trabalhando ,estão dormindo,gente que trabalha 20 horas e dorme apenas 4 horas ou até menos,pessoas que nem se lembram do valor de uma AMIZADE,as pessoas deixaram de ser humanas e se tornaram máquinas!As pessoas se esqueceram do calor humano,tão esquecidas estão que consideram "normal" e satisfatório apenas mandar um abraço ,um beijo, através da internet ou do telefone,quando estão na mesma cidade ou até no mesmo bairro e poderiam se encontrar pessoalmente,mas o "trabalho" não deixa, pessoas que têem carga horária de 8 horas,mas trabalham 12,15 horas,para ganhar hora extra, dinheiro este que não será gasto,será depositado no banco e retirado apenas depois da morte do indivíduo, para que seja fruto de desavenças familiares no testamento.Dinheiro é bom,mas na medida certa,só pode ser em excesso na mão de beneméritos,que entenderão que eles tem muito,mas há muitos que tem pouco.

O mundo precisa mesmo é de pessoas que estão dispostas a ajudar,que são realmente humanas,que não tem preconceitos,que fazem o bem sem olhar a quem,pessoas que fazem diferença,precisamos de um novo Buda,de um outro Gandhi,de pessoas que lutam pelo bem da humanidade,que anularam o seu próprio Ego pela humanidade,alguém se candidata?

Um comentário:

Unknown disse...

uma reflexao real e verdadeira da realidade e do que estamos passando - um retrato de um mundo ironico e mediocre.